top of page

Reposição hormonal na menopausa: desmistificando benefícios, riscos e mitos

  • giovannamdamico
  • 22 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura


A terapia hormonal na menopausa é um dos temas que mais gera dúvidas no consultório. Muitas mulheres chegam confusas, com receio de iniciar o tratamento por informações desencontradas que ouviram ou leram na internet.

O climatério é o período de transição que antecede e sucede a menopausa, quando os níveis hormonais começam a oscilar e, eventualmente, caem de forma significativa. É nessa fase que os sintomas surgem com mais intensidade.

A queda dos níveis de estrogênio e progesterona afetam diversos sistemas do corpo, gerando vários sintomas desconfortáveis, como as ondas de calor.


Outros sintomas muito comuns:

Acne persistente

Atrofia vulvovaginal

Dificuldade para engravidar (devido à ausência de ovulação)

Dores articulares

Excesso de pelos

Ganho de peso

Irregularidade menstrual

Pele escurecida

Queda de cabelo

Queda de libido

Suores noturnos

Secura vaginal


Mas ela não é indicada para todas as mulheres na menopausa, a decisão de iniciar o tratamento é sempre individualizada, considerando a intensidade dos sintomas, idade, o histórico de saúde e os objetivos de cada paciente.

As principais indicações são em pacientes com sintomas vasomotores intensos, atrofia vulvovaginal, prevenção de perda óssea, menopausa precoce.


Quando iniciada no momento adequado, traz benefícios importantes:

• Alívio dos sintomas vasomotores

• Melhora da qualidade do sono

• Proteção óssea

• Melhora da saúde vaginal e urinária

• Benefícios cardiovasculares

• Melhora do bem-estar geral


Na terapia, existe a janela de oportunidades, esse é o período em que iniciar a reposição traz mais benefícios e menos riscos, geralmente nos primeiros anos após a menopausa ou antes dos 60 anos.

Como qualquer tratamento médico, tem riscos que precisam ser considerados e discutidos individualmente com cada paciente durante a consulta.


Desmistificando mitos sobre a terapia hormonal:

Quando bem indicada, ela não causa câncer.

Você não vai precisar realizar o tratamento sempre, cada caso é avaliado individualmente, de acordo com as suas necessidades.

E ela quando é realizada com acompanhamento médico, não causa ganho de peso.

Se você está no climatério ou na menopausa e tem dúvidas sobre a TRH, agende a sua consulta.Vamos avaliar seu caso, esclarecer todas as suas dúvidas e traçar o melhor caminho para sua saúde e bem-estar.


Referências:

  1. The North American Menopause Society. The 2022 hormone therapy position statement of The North American Menopause Society. Menopause. 2022;29(7):767-794.

  2. European Society of Human Reproduction and Embryology (ESHRE). ESHRE Guideline: Management of women with premature ovarian insufficiency. 2024. Available from: https://www.eshre.eu

  3. Baber RJ, Panay N, Fauser BCJM, et al. 2016 IMS recommendations on women’s midlife health and menopause hormone therapy. Climacteric. 2016;19(2):109-150

 
 
 

Comentários


bottom of page